Kaspersky: em menos de 24 horas, mais de 85 mil pessoas caem em golpes do Dia das Crianças

Empresa identificou duas campanhas maliciosas circulando no WhatsApp às vésperas do Dia das
Crianças: uma oferece um brinquedo de graça e outra usa como gancho os livros da Turma da Mônica.

Duas campanhas fraudulentas começaram a circular no WhatsApp às vésperas da comemoração do
Dia das Crianças no Brasil. Uma delas abusa do nome de uma conhecida loja de brinquedos,
enquanto outra promete livros de histórias da Turma da Mônica. Ambas campanhas visam coletar
dados pessoais dos usuários e gerar tráfego para sites que estão em controle de criminosos.
O primeiro golpe se aproveita do nome da loja de brinquedos Ri Happy, prometendo um brinquedo de
brinde, caso a URL seja acessada:



Em menos de 24 horas da ativação da campanha, quase 85 mil pessoas já clicaram no link malicioso:



Caso a vítima clique no link, será direcionada para um site que informa que a empresa 
varejista reservou 100 mil brinquedos para esta ação e pede para que sejam respondidas três 
perguntas. 
Ao respondê-las, o criminoso pede para a vítima compartilhar a mensagem de phishing com dez 
contatos ou cinco grupos de WhatsApp.



Já a segunda campanha, identificada pelo analista de segurança da Kaspersky no Brasil, usa o nome 
da Turma da Mônica para disseminar o golpe. Essa não é a primeira vez que isso acontece: no 
começo do mês uma campanha similar usada para roubar dados de cartão de crédito também 
circulou no aplicativo de mensagens.





Nessa mensagem de phishing, para ganhar o suposto combo de historinhas da marca, a vítima 
tem que informar seus dados pessoais: e-mail, número de telefone e nome completo.

No primeiro caso, o objetivo da campanha maliciosa é criar tráfego para sites que mostram 
propaganda. 


No último, o dano é indireto, já que o site apenas coleta as informações pessoais da vítima. 
De qualquer maneira, o criminoso irá monetizar os dados ao vendê-los para campanhas de spam ou 
sendo pago para que ele mesmo realize o disparo da campanha de spam.


Sempre falamos que enquanto o crime compensar, haverá ataques como este e o primeiro golpe 
reforça nosso alerta! Em menos de um dia, quase 60 mil pessoas clicaram no link que oferece um 
brinquedo de graça. E pode parecer inofensivo compartilhar seus dados com criminosos, mas essa 
informação vale muito para eles. Para evitar ser vítima, é sempre importante checar os sites oficiais das empresas se a oferta é verdadeira. Na dúvida, ligue para o centro de atendimento ao cliente”, destaca Fabio 
Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.


Além disso, é sempre recomendado usar um programa de segurança no smartphone, 
tablet ou computador, principalmente se este for compartilhado com os filhos. A Kaspersky 
já bloqueia ambas as campanhas maliciosas.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado 
de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e 
serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e 
consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes 
soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para 
combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 270.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante 
para eles. Saiba mais em www.kaspersky.com.br 




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