Choro Bandido se apresenta na segunda (25) no Empório do Nono, em Barão Geraldo

 Noite do Choro foi criada há 25 anos e é considerada um dos mais antigo do Brasil



Recém declarado Patrimônio Cultural do Brasil, o Choro vai embalar a noite da próxima segunda-feira (25) no restaurante e bar Empório do Nono, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A atração cultural da casa acontece há 25 anos na última segunda do mês, das 19h às 22h, com a participação do grupo Choro Bandido.

 

O grupo Choro Bandido é formado por Bruce Wilian (Trompete e Fluguelhorn), Gláucio Sant’Ana (Trombone), André Ribeiro (Bandolim), Daniel Romanetto (Cavaquinho), Maurício Guil (Violão de Sete Cordas) e Chico (Pandeiro).

 

Além da culinária, o projeto musical é outra marca do Empório do Nono. A Noite do Choro é uma tradição na cena musical campineira e regional. O evento com duas décadas e meia é considerado um dos mais antigos do Brasil. Por ele já passaram e tocaram grandes nomes da cena musical nacional e internacional, atraindo famílias e amantes da boa música e da gastronomia.

 

O estilo musical, agora Patrimônio Cultural do Brasil, teve início em 1080, no Rio de Janeiro, e tem como “pai do choro” Joaquim Callado Júnior, considerado um exímio flautista, que organizou um grupo de músicos com o nome de “Choro do Callado”. Os historiadores concordam, em geral, que o chorinho brasileiro é um estilo peculiar de interpretar diversos gêneros musicais. No século XIX, muitos gêneros europeus como a polca, a valsa, o schottisches, a quadrilha, entre outros, eram tocados pelos chorões de maneira original. Desse estilo de tocar consolidou-se o “gênero” do choro.

 

FICHA TÉCNICA

Noite do Choro (Projeto Samba e Choro na Lata)

Dia: 25/03

Horário: 19h às 22h

Local: Empório do Nono (Barão Geraldo)

Endereço: Avenida Albino J. B. de Oliveira, 1128, Campinas

Couvert: R$ 15,00

Telefone: (19) 3289-0041

 

Comentários