A importância de backup em tempos de desafios climáticos

 Disrupturas nas linhas de energia e nos sinais de Internet estão tornando-se cada vez mais graves e frequentes. Nessas ocasiões turbulentas, ter o backup de dados torna-se crucial.






Num mundo cada vez mais digital, as nossas vidas e, muitas vezes, até os nossos meios de subsistência estão intimamente ligados aos dados, os quais armazenamos em nossos computadores, telefones, e outros dispositivos conectados. Desde preciosas fotos de família até importantes documentos de trabalho, os nossos ativos digitais são inestimáveis. 


No entanto, a Mãe Natureza pode por vezes ter os seus próprios planos, e os eventos climáticos que provocam disrupturas nas linhas de energia, e nos sinais de Internet, estão tornando-se cada vez mais graves e frequentes. Nessas ocasiões turbulentas, ter uma ferramenta de backup confiável torna-se crucial por várias razões. Veja, a seguir:


Recuperação de dados: as ferramentas de backup funcionam como uma ponte de salvação para os seus dados, diante de desastres climáticos. Ao fazer backups regulares, você garante que mesmo que o seu computador ou telefone seja danificado ou perdido em um evento climático, suas informações permanecerão seguras e poderão ser facilmente recuperadas.


Consciência tranquila: com um backup confiável, você não precisa se preocupar com o risco de perder as suas lembranças mais queridas ou documentos de trabalho vitais, devido a uma queda repentina de energia ou interrupção da rede, às vezes, sem previsão de restauração.


Segurança na continuidade dos negócios: para as empresas, os dados costumam ser a força vital das operações. No caso de um evento climático, é fundamental contar com backups regulares para garantir a continuidade dos negócios, evitando a perda de dados e minimizando o tempo de inatividade, o que pode impactar diretamente na satisfação do cliente e, nos piores casos, gerar prejuízos enormes.


Acessibilidade: muitas ferramentas de backup, como por exemplo o Norton 360, oferecem flexibilidade para acessar os seus dados de qualquer lugar, mesmo quando o seu computador principal não estiver disponível. Esse acesso remoto pode ajudar os usuários nos momentos mais críticos, em que o acesso físico ao computador é limitado.


Preservação a longo prazo: as ferramentas de backup podem ajudar a preservar os dados a longo prazo. Não se trata apenas de recuperação de dados em caso de desastres, mas também de salvaguardar o seu legado digital para as gerações futuras.


 Confira abaixo alguns pontos a serem levados em consideração na hora de escolher a melhor solução de backup:


Agendamento regular de backup: certifique-se de que a ferramenta de backup escolhida permita agendar backups regulares, para que os seus dados sejam continuamente protegidos.


Redundância: uma boa solução de backup deve incluir redundância, com múltiplas cópias dos seus dados armazenados em locais diferentes para proteção contra perda de dados.


Criptografia: certifique-se de que a ferramenta de backup criptografa os seus dados, para evitar acesso não autorizado.


Acessibilidade: verifique se a sua solução de backup oferece acesso fácil aos seus dados quando você precisar, mesmo em situações de crise.


Escalabilidade: considere uma solução que possa crescer de acordo com as suas necessidades, especialmente para empresas.


Seguindo essas dicas e contando sempre com uma boa ferramenta de backup, os seus dados estarão protegidos faça chuva, sol ou tempestade.



Sobre a Norton  
Norton é uma marca líder de segurança cibernética da Gen (NASDAQ: GEN), uma empresa global dedicada a fortalecer a liberdade digital por meio de sua família de marcas confiáveis para consumidores, incluindo Norton, Avast, LifeLock, Avira, AVG, ReputationDefender e CCleaner. A Gen capacita as pessoas a viverem as suas vidas digitais com segurança, privacidade e confiança hoje e nas próximas gerações. A Gen oferece produtos e serviços premiados em segurança cibernética, privacidade online e proteção de identidade para mais de 500 milhões de usuários em mais de 150 países. Saiba mais em Norton.com GenDigital.com. 


Comentários