1º série: Hora de mudar de escola e como escolher a melhor?


foto: Thiago Deluca 


Hora de matrículas , ou no meu caso de mudar a escola mesmo, a Marcela , 5 anos, estuda em uma escola que só tem a educação infantil e agora vai para a 1º série do fundamental.

É uma tarefa difícil, uma escolha muito importante que tem que agradar pais e filhos e a decisão deve ser tomada em família, já que outros fatores também pesam na decisão como dinheiro, facilidade na localização e tipo de ensino.

Tirar os filhos de uma escola em que tudo ocorreu dentro do esperado e leva-los para um novo mundo dá medo, eu tive esse medo, mas tive que me organizar para fazer a escolha que acredito ser certa. 

Para otimizar meu tempo e não sai visitando escolas á toa, fiz uma lista de prioridades pessoais:

- Cabe no meu bolso? Verificar o valor da mensalidade atual e dos anos seguintes, pois a idéia é que a criança fique por alguns anos na nova escola.



- Como outras pessoas e mães de alunos enxergam a escola? Conversar com outros pais, perguntar nas redes sociais, falar com pais de ex alunos e alunos atuais e entender qual o motivo dos filhos estarem lá ou terem saído da escola e fazer uma avaliação.

- Localização: é perto de casa ou do trabalho ou está a caminho desses locais, sempre importante avaliar essa questão e também se você vai precisar de transporte escolar ou não de acordo com o seu dia, assim tem que colocar esse custo e a distancia também no orçamento final.

- Pontuação no Enem. Socorro minha filha está na 1º série e já tem gente pensando no vestibular, como assim? Então essa é a pergunta, qual o grau de importância que essa nota tem para você?

- Projeto pedagógico: Conhecer o projeto que a escola está trabalhando no ano letivo e a proposta para o novo ano e como eles pretendem inserir esse projeto no cotidiano das crianças. Ficar de olho em visitas fora da escola, uso de tecnologia, prática de esportes, aulas de línguas estrangeiras, ar livre e atividades artísticas.

- Entender a linha pedagógica da escola, não é uma tarefa fácil, mas dá para pesquisar na internet ou na própria escola e ver o que tem mais haver com seu estilo de vida e o que espera para as crianças. 

- Horários que a escola atende, isso é bem importante e tem que estar em sintonia com a rotina da família. Ver se a escola fica algumas horas a mais caso seja necessário e se informar desses valores.

- Alimentação: Verificar limpeza das cozinhas e cantina assim como a qualidade dos produtos oferecidos na escola. Algumas escolas oferecem refeições e lanche, conferir o cardápio com calma. As escolas que os pais mandam o lanchinho entender como funciona a rotina, se tem cardápio pré estipulado, como tratam a questão de doces e refrigerantes e o que mais for importante para as crianças.



- Cursos extras: Algumas escolas tem cursos extras oferecidos por elas ou terceirizado, porem dentro da própria escola em horários alternativos , o que facilitam muito o leva e trás de crianças no dia a dia. Outras escolas tem parceiros e oferecem agradáveis descontos, verificar o que mais agrada e a qualidade dos cursos oferecidos pela escola.

- Carinho e respeito dos funcionários com pais e principalmente com nossos filhos, esse foi um dos principais motivos por eu ter escolhido o colégio Lyon de Campinas. Quando cheguei na primeira visita que fiz com a Marcela, vi como as crianças corriam para dar um abraço ou beijos na diretora e na visita aos pré adolescentes esses não fizeram diferente, se mostraram animados com a presença da Simone. Bem, na minha época me lembro que se a diretora passava a gente parava tudo ou ficava bem quieto, já tínhamos medo só do olhar dela e de alguns professores. Fiquei feliz de ver como todos se tratavam com respeito em diferentes áreas na escola, ver que minha filha foi conhecida assim como todos os alunos pelo nome e por uma história e não apenas números.  



Depois da lista pronta elegi as prováveis escolas, visitei poucas, já que nem todas se enquadravam nos meus principais pontos, aí foi hora de convidar a filhota para conhecer e ver o que ela sentiu da escola, uma dica importante é ir em horário de aula. Chegando em casa vamos as planilhas e alinhas cada detalhe que me deixou satisfeita, preço, localização, ensino e opinião da Marcela.

Verificando os itens acima e planilha analisada vi que precisava de um lugar com ótimo ensino e corpo docente, alem de cursos extras no local, preço justo, refeição balanceada e supervisionada, facilidade com horários extras, e tudo mais, a escolha da escola envolveu principalmente a Marcela, que depois da minha visita foi até a escola escolhida, o LYON, conhecer e passar uma tarde de brincadeiras a convite da mesma. 

Estou me sentindo super segura em começar um novo ano letivo da minha filha e a Marcela super animada com a nova escola, que lá ela encontrou o carinho que as crianças precisam nessa nova fase de alfabetização e a qualidade que os pais buscam na formação dos pequenos.

Tarefa fácil não é e também bem cansativa, mas pode ser prazeroso, assim que conseguir organizar as idéias e conversar com amigos que estão na mesma situação, isso ajuda a enxergar pontos de vistas diferentes.






veja mais dicas de como escolher a escola dos seus filhos: 
http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2016/07/85-dicas-para-escolher-escola-do-seu-filho.html


Colégio Lyon:
Site: http://www.colegiolyoncampinas.com.br/site/
Rua Proença, 1141
019-32527400


Comentários