5 dicas para manter os uniformes escolares nota 10

Saiba como deixar as roupas limpas e prontas para o volta às aulas



O período de volta às aulas requer uma atenção especial em todos os sentidos, seja para recuperar notas vermelhas ou para manter o bom desempenho do semestre anterior. O uniforme escolar faz parte dessa disciplina. As roupas, por serem usadas diariamente e lavadas com frequência, necessitam de cuidados especiais para não desgastar o tecido e manter a boa aparência por mais tempo.

Mas e você, sabe o jeito certo de lavar esses itens? Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia, dá algumas dicas de como fazer:

1.      Separe as roupas. Geralmente, os uniformes escolares são compostos por peças de cores diferentes, porém firmes. Portanto, não é necessário se preocupar com a separação entre roupas coloridas. Isso, aliás, ajuda a completar a carga de sua máquina de lavar, utilizando menos água, produto e energia.

Já com relação ao tecido, devido cada uniforme ser de um tipo específico (algodão, poliéster ou moletom), é aconselhável fazer a divisão das peças e lavar as roupas brancas também separadamente.

2.      Deixar de molho. Para as peças que estiverem muito sujas é recomendável deixá-las de molho por alguns minutos (cerca de 20) e, se necessário, fazer uma pré-lavagem manual com escova de cerdas macias nas regiões com maior acúmulo de sujeira. Utilizar produtos alvejantes/tira-manchas (sem cloro) também ajuda na lavagem e destaca melhor as cores.

3.      Enxágue. Programe sua máquina de lavar para fazer pelo menos dois enxágües. Isso ajuda a retirar todo o resíduo do produto utilizado, evitando manchas, desgaste e até mesmo alergias.

4.      Secando. Nunca coloque as peças para secar ao sol, este procedimento pode causar encolhimento, desbote e desgaste acentuado do tecido. A secagem deve ser feita em local fresco, ventilado e à sombra. Caso tenha secadora em casa, pode secar os artigos sintéticos no ‘delicado’ (temperatura mais baixa) até o fim. Já os artigos de algodão (moletom) só podem receber secagem durante, no máximo, 10 minutos em temperatura baixa, para acelerar o processo.

5.      Passar. Se a roupa tiver alguma estampa, passe-a do avesso. Os uniformes de poliéster devem ser passados com o ferro elétrico em temperatura máxima de 150°C e, de preferência, com uma sapata de proteção, já que o tecido é mais sensível ao calor e pode ficar marcado.

“Muitas vezes falta tempo para as pessoas se dedicarem a uma lavagem de roupa tão criteriosa. Uma alternativa é, portanto, fazer uso de uma lavanderia profissional. Além do ganho de tempo, as técnicas e os produtos utilizados garantem um resultado de melhor qualidade e fazem com que os uniformes escolares permaneçam em bom estado por mais tempo”, finaliza Ricardo Monteiro.


Sobre a Quality Lavanderia
Modelo de lavanderia consolidado há mais de 20 anos no mercado. A Quality é uma marca premiada, recebeu 11 Selos de Excelência da ABF, além do Prêmio de Exclusividade no segmento, ao completar dez anos de selo. As lojas possuem equipamentos de alta tecnologia, performance e produtividade, trabalha com produtos e soluções sustentáveis, como tratamento e reutilização de água. É uma lavanderia completa, com qualidade diferenciada de atendimento e de serviços prestados. A Quality é especialista em lavanderias e tem “prazer em cuidar bem” dos clientes, de suas roupas e do meio ambiente. “Cuidar Bem” é confiar em quem conhece bem as roupas e sabe o que elas precisam. Site: www.qualitylav.com.br.

Comentários