Vídeos de crianças abrindo caixa viram febre na internet e estimulam consumismo infantil,será mesmo?

Acabei de ler uma matéria no site Catraquinha livre  que fala da influência de vídeos de crianças abrindo caixas e pacotes, chamados unboxing, na vida das crianças.
Em casa esse tipo de vídeo já virou febre por aqui, a Marcela adora ver crianças abrindo grandes caixas cheias de presentes ou ovos gigantes feitos de papelão que são abertos com cuidado e mostrado cada brinquedo um a um. As vezes essas caixas são temáticas, com presentes de apenas um personagem como frozen, avengers etc, ou vem uma verdadeira mistureba de quinquilharias que no final não servem para nada, mas faz volume.

Enfim já assisti alguns deles junto da minha filha e conforme eu vi ia explicando para ela o que acontecia e as vezes ela me pedia um ou outro brinquedo que via, sim o cosumismo foi realizado no seu subconsciente, mas eu acabava explicando se ia dar ou não e o porque, e sempre acabávamos tudo bem e virava apenas mais um video e um dicionário de mil novas palavras, marcas e tipos de brinquedos.

Sim ela me pede brinquedos, mas como uma criança normal, pequena que ainda pede o que vê sem saber o porque de nada, mas não é apenas por causa dos vídeos o consumismo está implantado na nossa sociedade, crianças tem brinquedos e eles desejam o que é do outro como foi quando éramos pequenos, elas vêem tv ou saem com a gente em shoppings, supermercados e lugares que brinquedos e doces estão disponíveis.

Sou a favor de um consumo mais consciente, de uma redução na quantidade de brinquedos, mas acho que está muito cômodo julgar a televisão, internet e não a ausência de pais que dão atenção aos filhos e ensinam o valor das coisas e do porque NAO.

Vivemos em uma sociedade consumista e muito capitalista, que nos "impõe" desejos e faz o mundo girar em torno disso. Temos que ensinar nosso filhos o valor das coisas, a brincar com reciclado e cuidar do planeta, mas também temos que ensina-los a saber ver e não ter.

Essas crianças vão crescer e o mundo dos adultos não é diferente somos bombardeados por propagandas em todos os locais até mesmo por amigos indiretamente que usam produtos e nos causam desejos, mas como adulto aprendemos a não comprar, não querer ou até mesmo querer, deseja e precisar e não poder comprar e se não formos treinados a conviver com essa frustração de não poder comprar o que será de nós?


https://www.youtube.com/watch?v=aoc8d0gcf08

E ainda digo mais ela acessa vídeos em português e inglês o que ajuda muito no aprendizado da 2º língua. Sim minha filha também brinca de boneca, pula corda, vai a parque e faz brinquedos reciclados, como saudável e as vezes besteira, acho que vive de acordo com a infância da sua geração, não adianta eu querer que ela viva o que eu vivi, nem vizinhos da idade temos, nem parquinho no prédio ou coisa parecida, ela não vai brincar na rua e correr e subir em arvore, onde moro não me permite isso, mas quando vamos a parque ensino a fazer tudo e mais um pouco.


https://www.youtube.com/watch?v=GP-mg_nBYfY

Na verdade o que mudou na minha vida esses vídeos é que minha filha passou a ter mais vontade de ser uma youtuber, e acho natural se é o que ela gosta hoje, quantas vezes sonhávamos em ser atriz, modelo ou coisas do tipo quando pequenos, e depois se mudar de opinião, não tem problema acho super certo crescer, aprender e mudar de opinião quando lhe for pertinente!

E para quem quiser esse é o novo canal da minha filha que ela se diverte muito com ele:


https://www.youtube.com/watch?v=o4xiSIksXIQ

E você o que acha sobre isso???? deixe sua opinião!!!

Comentários