Férias, porque é tão difícil ficar 40 dias com nossos filhos.


Parece loucura né, mas quando começam as aula é uma enxurrada de postagens de mãe com piadas, fotos ou frases mostrando quanto estão felizes com essa data. Essa felicidade não é so por conta dos estudos do filho a alegria dele ter uma escola, mas principalmente porque nós mamães, desculpe a força da expressão, vamos nos ver "livres" deles por algumas horas e o melhor sem nos sentir culpadas.

Por quê não conseguimos ficar os 40 dias (tempo médio das férias de verão) em casa e apenas aproveitando nossos filhos, por que precisa ser tão estressante fica com as pessoas que mais amamos?
Sinceramente a resposta exata eu não sei, afinal eu mesma estava a beira de um ataque de nervos, não vou menti que tive alguns. Mas ficar com nossos pequenos, requer tempo, paciência, criatividade, concentração e desapego e nem sempre estamos preparadas para esse turbilhão de novas atividades, já que as "velhas" continuam e as vezes com muito mais pressão (como na época de festas de final de ano)

Precisamos parar, abrir mão de nossos horários, rotinas, desejos pessoais e tempo apenas para brincar e dar atenção que eles merecem, precisamos desapegar do que queremos para viver intensamente os desejos das crianças (sem mimos), mas ir a teatros, parques, fazer pic nic, brincar em casa entre outros e também aprender a conviver com mais bagunça e sujeira em casa, uma pessoinha a mais no pedindo algo a todo instante ou nos acompanhando até em momentos que tudo o que precisamos ficar só (como xixi e coco, rs), criança de férias é ter um chefe de cozinha que te pergunta tudo e mete a mão o tempo inteiro onde não é chamado e no final a cozinha precisa de uma super limpeza, coisa que você não estava disposta ou programada naquele dia, e ai, mais uma vez abrimos mão do que queríamos ou de uma programação que poderia ser só nossa, como um cabeleireiro.

Se organizar com o trabalho, rotina de casa e entender que eles não foram feito como deveríamos ou gostarímaos somente pelo fato que estávamos brincando com as crianças é um trabalho mental de aceitação muito difícil, pelo menos para mim.

Férias em casa requer criatividade e boa vontade dos pais, principalmente da mãe em inventar, inventar brincadeiras para distrai-los em dia de chuva (que nesse verão foram muitos), criar passeios e buscar informações para fazer e divertir as crianças que parecem ser ligadas no 220V e logo se cansam de qualquer invenção, por melhor que seja, e já querem algo novo.

Ter filho em casa nesse época envolve custos, e altos, mesmo que vamos a parque e praças publicas, os sorvetes, pipocas e comprinhas fora de hora aumento nosso orçamento, assim como passeios em shoppings, teatro, cinema, parques de diversão e outras atividades.
Muitos pais de quererem que seus filhos façam tudo, aproveite tudo nem sempre tem o dinheiro em caixa disponível e isso gera uma frustração que a somatória vai nos deixando mais e mais estressados nessa época.

No final a gente sabe que foi importante, que foi deliciosa, mesmo sem saber exatamente o porque. Mas o mais importante que nesse período nos aproximamos de nossos pequenos de uma maneira única.

As vezes tenho a impressão que os filhos nos cansam porque nas férias não dividimos a responsabilidade com a escola, eles são somente nosso e a "culpa" de qualquer coisa será só nossa !
A idéia seria porque se sentir tão culpada, mas isso já é outro assunto, quam sabe para um próximo post.

Mas e você como passou as férias com seus filhos?????? deixe aqui em comentários !!!
beijos Marta Gomis
@MariaBabona

Comentários