Uma amiga minha está passando por essa experiência na 08º semana de gravidez. Não que ela tenha escolhido ou pudesse ter evitado, até porque ninguém sabe explicar ao certo o porque isso acontece.
Importante mesmo é avisar ao médico sobre qualquer dor ou cólica que tiver, sangramentos tb devem ser avisado na hora, nada de pânico, mas informação, cuidados e acompanhamento médico é fundamental.
Atenção para não confundir descolamento ovular (saco gestacional) do descolamento de placenta que só ocorre após 20 semanas de gravidez.
Vamos primeiro entender o que é esse descolamento Ovular:
O descolamento ovular ou hematoma subcoriônico, como é cientificamente chamado, é o acúmulo de sangue entre o útero e o saco gestacional no primeiro trimestre de gravidez, até às 12 semanas de gestação.
O descolamento ovular, quando é pequeno, normalmente não influencia a gravidez e não provoca sangramento. Já quando é grande, ou ocorre logo no início do primeiro trimestre, podem ocorrer complicações na gravidez, como diminuição do crescimento do embrião.
Quanto maior for o descolamento ovular, maior é o risco de aborto espontâneo. No entanto, o descolamento ovular tem cura, pois normalmente acaba sendo absorvido pelo organismo da mulher.
Os sintomas do descolamento ovular podem ser:
- Sangramento vaginal;
- Dor abdominal;
- Cólicas abdominais.
Na maior parte dos casos de descolamento ovular, as mulheres não têm sangramento e não apresentam sintomas, só descobrindo no exame de ultrassom do primeiro trimestre de gravidez.
O que se pode fazer em caso de descolamento ovular é ir imediatamente ao hospital para ser avaliada pelo médico obstetra ou ginecologista e realizar um ultrassom para que o médico possa fazer o diagnóstico e ver o tamanho e localização do hematoma.
Geralmente, o descolamento ovular diminui e acaba desaparecendo com repouso absoluto, beber bastante água, restrição de contacto íntimo e a ingestão de Ultrogestan, que é um remédio que contém progesterona.
É importante seguir o tratamento corretamente para o descolamento ovular não aumentar e diminuir o risco de aborto espontâneo.
O médico poderá realizar exames de ultrassom a cada semana para verificar se o descolamento desapareceu.
Comentários
Postar um comentário
lembre-se de colocar seu email para @mariababona entrar em contato! beijos