Maquiagem infantil, quando ela se torna um problema na infância.

Perigo! Maquiagem para crianças quando ela deixa de ser um brincadeira infantil e torna parte da auto estima da menina.



Estou vivendo uma fase um pouco tensa com a Marcela, 5 anos e meio, ela sempre gostou de brincar de maquiagem, de virar mamãe, assim como brincar de casinha. Porém de uns meses para cá tenho percebido que ela quer ficar maquiada para se sentir bonita, para ser reconhecida, elogiada.

Percebi esse problema quando ela chegou da escola dizendo que suas amigas foram elogiadas por estar de maquiagem, e que ela não. No outro dia quando ela foi para escola toda maquida, feita por ela mesma, vários conhecido na rua e na escola disseram: Nossa Marcela, como vc está linda! Óbvio que ela não estava, eu já tinha dito que não era bacana sair maquiada, mas diante de tantos elogios ela só fez me olhar e dizer: está vendo como estou linda! E aí percebi que aquela brincadeira de se maquiar tinha virado um problema, agora ela quer se maquiar para ser bonita.

Tento trabalhar a auto estima dela e mostar como ela fica bonita sem maquiagem e fazer fotos do cotidiando e elogia-la para ela entender, mas é uma "guerra" solitária, afinal sempre tem alguém para dizer que ficou linda.

Por que tantos adultos elogiam crianças maquiadas? Acho que é uma forma de agrada-las e dizer que reconhecem o esforço da criança em "ficar bonita", mas acho que só piora. A maquiagem quando deixa de ser um brinquedo vira um problema.
Não a Adulterização infantil, nada de crianças vestidindo como mini adultos, falando como eles e vivendo como eles. Chega!
Percebi que aquela brincadeira de se maquiar tinha virado um problema, agora ela quer se maquiar para ser bonita.
Como agir? Proibir! Sim, essa seria uma grande solução, se a Marcela não fosse um ser pensante e que já argumenta e acata as regras, porém não quer dizer que ela concorde e proibir nessa situação acredito que não é a melhor opção. Não ensinei, não plantei semente para que ela aprenda.

O que eu fiz? Limitei lugares, dias e propósitos para se maquiar ao sair de casa e mesmo "liberando" sigo dizendo que não gostei de como ela está, que não achei bonita e lhe pergunta se ela está se sentindo bem assim, e seguimos em frente.

Não vou deixar que se torne uma guerra perdida, afinal orientar minha filha e instrui-la é minha obrigação, sou responsável pelos valores que passo a ela, porém não pelos que ela quer ter.

Confira mais no vídeo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=rK7XOtupZK0&w=560&h=315]


Dicas para comprar maquiagem infantil:
Compre produtos de qualidade e aprovados pelo inmetro, a pele da criança é mais sensível e pouse causar alergias. Evite usar produtos vencidos e de qualidade duvidosa e sempre tire a maquiagem da criança depois da BRINCADEIRA!
beijos Marta Gomis
Instagram: @MariaBabona e @Marcela.blog

Comentários