Meu filho está aprendendo inglês ou simplesmente brincando?

Como Professora e Coordenadora Pedagógica do The Kids Club Campinas IIUnidade Cambui, muitas vezes me deparo com estas questões que são mediadas em sua maioria por conceitos que ficaram no passado, ou por falta de informação adequada.

Você ainda deve se lembrar do tempo não muito distante que ensinar inglês para crianças pequenas era um tabu, um bicho de sete cabeças. Para muitos, era impossível. Para outros, prejudicava o aprendizado da alfabetização. Para outros ainda, era simplesmente desnecessário. Foram muitos “nãos” antes que o caminho da aceitação do ensino de inglês na pré-escola nglês na pré-escola fosse aberto. Como, felizmente, tudo evolui, hoje a realidade é bem diferente.

Ninguém mais duvida das vantagens e dos benefícios que o aprendizado na infância traz. Você já deve ter visto, e achado absolutamente normal, escolas de educação infantil oferecerem aulas de inglês a partir dos 3 anos como parte de sua programação, e cursos de inglês abrirem cada vez mais suas portas para os pequenos. O “boom” de escolas de educação bilíngue que temos visto nos últimos anos também ajuda a comprovar a maior conscientização de pais e educadores para importância de se começar cedo.

Hoje, portanto, nossas crianças já estão começando a aprender inglês desde pequenas. Assim, elas podem usufruir dos benefícios de adquirir o novo idioma com as facilidades característicos da idade. Questão resolvida, certo? Nem tanto.
Convido-o a explorar um pouco mais a fundo como estas aulas de inglês tem sido conduzidas. Você já prestou atenção à metodologia utilizada pela escola infantil ou pelo curso de inglês do seu filho? Se pesquisar um pouco, é muito provável que encontre as expressões método lúdico, ou aprender brincando.

Afinal, o que realmente isso quer dizer???

Os dicionários definem a palavra lúdico como sendo “referente a, ou que tem o caráter de jogos, brinquedos e divertimentos”1. Portanto, método lúdico significa que o aluno brinca e se diverte em sala de aula. Mas, será que ele realmente aprende?

Existe uma tênue e perigosa linha entre aprender brincando e simplesmente brincar. Brincar é se divertir, com o único e exclusivo objetivo de entreter-se. Quando criança está brincando, ela inventa suas próprias regras, e o resultado da brincadeira é simplesmente a diversão. A criança usa sua capacidade criativa para se divertir.

Aprender através da brincadeira, por outro lado, envolve um principal elemento que a brincadeira pura de criança não tem: o objetivo de passar um conceito novo à criança de forma suave e prazerosa. Ensinar através da brincadeira é, ao contrário do que possa parecer, muito mais difícil do que simplesmente ensinar, da forma tradicional. E ao mesmo obtemos um aproveitamento infinitamente melhor com nosso método pois aprendemos muito melhor quando isto ocorre de forma prazerosa

Quando ensinamos algo da forma tradicional a um adolescente ou a um adulto, expomos o que queremos ensinar, e cabe ao aprendiz decidir se irá aprender aquilo ou não. O aprendizado é totalmente consciente, e depende única e exclusivamente de quem está aprendendo.

Analisando o aprendizado infantil, nos vemos diante de um mundo totalmente diferente, novo e intrigante: o mundo do aprendizado inconsciente. A criança não decide o que quer aprender. A criança não tem censura, não tem bloqueios, não tem a consciência do aprendizado, ela adquire, simplesmente absorve o que lhe é exposto.   É aí que entra o famoso aprendizado lúdico. Crianças gostam de brincar, e se sentem bem fazendo-o. 

Nada melhor então que usar a brincadeira como um veículo para o aprendizado!
Aprender brincando é o melhor que pode acontecer à uma criança. Já ensinar brincando é coisa séria, que requer muito preparo, conhecimento e experiência, pois um simples detalhe não visto ou não previsto pode pôr tudo a perder.

meufilhoestaaprendendoingles-ingles-para-crianc%cc%a7as-em-campinas-escola-de-ingles-infantil-the-kids-club-blog-de-ma%cc%83es-blog-materno-blog-de-campinas-beneficios-de-aprender-ingles
Aproveitamos para informar que as matriculas e rematrículas estão abertas para 2017, consultem condições especiais até 30 de Novembro de 2016

Leia mais sobre o the Kids Club:


Escola de inglês especial para crianças a partir de 2 anos… Tudo de bom!Alunos do The Kids Club utilizarão gratuitamente app que incentiva o aprendizado de inglês de maneira lúdica

Clube de Desconto The Kids Club e mães Amigas

 

 

Serviços:
Telefone: 019- 33834444
Site: http://www.thekidsclub.com.br/
Este texto foi escrito quase que na integra pela a Diretora Pedagógica: Sylvia Helena Palma de Moraes Barros.
Fonte (Ludico):
1Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – 2a edição – Editora Nova Fronteira – página 1051.
 
 
 
 

Comentários