Vamos falar de uma das brincadeiras mais clássicas entre todas as crianças: brincar de casinha. Meninos e meninas adoram brincar de casinha, simulando ser pai, mãe, filhos ou cachorro.
Brincar de casinha é muito importante pois, por meio do faz de conta as crianças compreendem melhor o papel dos adultos a sua volta e o funcionamento da sociedade. Quando brincam de casinha, crianças assumem uma postura de responsabilidade, fingindo ir ao mercado, cozinhar, limpar, organizar, dirigir e etc.
Os adultos não devem ter preconceito separando as brincadeiras por gênero… É necessário compreender que a brincadeira de casinha é uma simulação da realidade, que tarefas domésticas são funções para homens e mulheres, portanto, brincar de casinha é para meninos e meninas.
Cuidar e alimentar de bonecas incentiva as crianças a cuidar do próximo, entender que os mais velhos podem brincar com os menores, perceber que existe uma rotina dentro de casa: acordar, tomar banho, comer, brincar, e por aí vai.
Atualmente estão disponíveis no mercado muitos brinquedos que simulam comidinhas, panelas, cozinha, ferramentas, etc. Mas dar às crianças a oportunidade de imaginar e criar suas próprias coisas também é muito interessante! Fazer as comidinhas com massinha de modelar, terra, papel, plantinhas faz parte da brincadeira, os pequenos adoram!
Outra ideia interessante é dividir seus utensílios reais da casa com os pequenos… A possibilidade de brincar com tigelas, colheres de pau, potes de plástico, garrafas vazia, alimentos secos como feijão, macarrão, lentilha ajuda as crianças a se interessar pelas atividades da casa e ajudar também.
Queremos saber se você e os filhotes brincam de casinha e se gostam dessa brincadeira. Como é na sua casa? Conta pra gente nos comentários! Um beijo e até a próxima!
Fonte das imagens: google imagens
Aline Sprite
pedagoga e brinquedista
Comentários
Postar um comentário
lembre-se de colocar seu email para @mariababona entrar em contato! beijos