Giz de cera reciclado, aprenda a fazer e economizar.

Mamaes achei tão legal essa idéia que selecionei dois posts simples pra ensinar a fazer reciclagem de giz de cera...o legal q da ate pra fazer presentinhos com ele.

Amei essa ideia!

http://proktia.wordpress.com/category/reaproveitando-giz-de-cera/  

Sabe aqueles tocos de giz que sempre sobram ao final do ano letivo?

Em vez de jogar fora, podemos aproveitar e recriar.
 
É só separar por cores… ou então separar por cores que ficariam bem juntas.
 
 
Material
• Sobras de giz-de-cera
• Faca de cozinha (com a ponta arredondada)
• Mini fôrmas de metal com formatos divertido, silicone, ou até mesmo potinhos de danoninho com formatos divertidos – prefira  as pequenas, para que o novo giz caiba nas mãos da criança. 

 
Preparo 
Corte cada giz em pedaços pequenos, separando-os por tonalidades para as crianças combiná-las. Preaqueça o forno em 150 graus enquanto seu filho coloca os lápis na fôrma. Ele aguarda e você coloca as fôrmas no forno, por 15 a 20 minutos, até que a cera tenha derretido. Remova-as depois que esfriarem. Se os novos lápis não saírem do metal, coloque-os no freezer por uma hora. Eles vão descolar. 
 



 ou tem essas outras dicas:
http://umanosemcompras.blogspot.com.br/2011/09/dia-114-cinco-dias-fazendo-arte-dia-1.html



Como fazer giz de cera reciclado
-> Essa receita permite fazer giz de cera nas versões liso (uma cor só), multicolorido ou listrado.
Eu fiz: 6 giz de cera multicoloridos e usei uma embalagem transparente para embrulhá-los para presente.
Gastei: 0
Demorou: 40 minutos
Achei: Fácil

Material necessário:
- Pedaços de giz de cera
- Forminhas de metal ou silicone que possam ir ao forno (para efeito multicolorido ou giz de uma cor só) ou de plástico (para giz de cera listrado ou de uma cor só)
- Forno (do fogão, para fazer as versões multicolorido ou de uma cor só) ou panela (para as versões de uma cor só ou listrado)

Modo de fazer:

1 - Pique o giz de cera com a ajuda de uma faca ou com as mãos. Se usarem aquele giz de cera fino, tipo crayon, podem picar com as mãos pois eles quebram facilmente mas se usarem giz de cera grosso é melhor picar com uma faca.  
 
 
 
 
 
2 - Coloque os pedaços de giz de cera na forminha de metal ou silicone juntando as cores de acordo com o seu gosto. Pode ser que prefiram fazer um giz com cores afins como amarelo, alaranjado e vermelho ou então que os agrade mais fazer giz de cera com cores contrastantes como verde, rosa, azul, amarelo. Outra coisa a observar é a quantidade de giz de cera que querem colocar nas forminhas. Se quiserem um giz de cera grande coloquem muito giz e se quiserem giz de cera mais fino usem menos, de acordo com o gosto de vocês. Podem ser usadas forminhas de vários tamanhos e formatos; a mais fácil de encontrar é a de empadas ou de muffins, que são bem comuns aqui no Brasil. Eu usei forminhas de empadas e preenchi cerca de 1/3 de cada forminha com giz de cêra. A foto ao lado mostra forminhas para fazer mini-muffins.
 
3 - Leve as forminhas ao forno em temperatura média por cerca de 10 a 20 minutos ou até que o giz de cera esteja derretido. Sugiro aqui que vocês chequem algumas vezes para ver se o giz de cera já derreteu pois o ideal é que as forminhas só fiquem no forno o tempo necessário para o derretimento pois se ficarem muito tempo no calor, o efeito multicolorido poderá se perder e o seu giz de cera ficará de uma cor só! ATENÇÃO: não usem nenhum utensílio para mexer ou misturar o giz de cera depois que ele derreter pois se o fizerem as cores dos pedaços de giz se misturarão e no final o seu giz ficará com uma cor só!
 
4 - Retire as forminhas do forno e deixe esfriar à temperatura ambiente. Se desejar acelerar o processo você poderá colocar as forminhas no congelador após esfriarem por 10 minutos. O giz de cera endurece e fica pronto muito rápido, principalmente se for colocado no congelador (cerca de 20 minutos). ATENÇÃO: muitas vezes quando se tira as forminhas do forno parece que o giz ficou de uma cor só e a gente fica sem saber o que deu errado. Não desanime por causa disso, geralmente quando se desenforma o giz após ele endurecer o outro lado está lindo e multicolorido!
 
Os meus ficaram assim!!!
5 - Desenforme o giz de cera dando leves batidinhas no fundo das forminhas. Geralmente o giz desenforma bem fácil, ou seja, a probabilidade desse passo dar errado é MUITO pequena. Pronto, seu giz de cera já pode ser usado. Essa é uma ótima opção para presentear crianças ou evitar o desperdício em sua casa.
 
 
 
 
________________________
 
Ok, mas não dava pra fazer giz de uma cor só e giz listrado? E não dava para usar a panela em vez do forno? E não podia ser forminha de plástico em vez de metal?
 
Giz listrado
Giz de uma cor só
Calma! Bem, para fazer o giz de uma cor só na forminha de metal é só colocar pedaços de giz de somente uma cor em cada forminha. A forminha de plástico só pode ser usada se o giz de cera for derretido na panela, pois não vai ao forno! como o giz é derretido na panela, a forminha de plástico não pode ser usada para fazer giz multiclorido pois o giz será derretido primeiro e depois despejado na forminha. Bem, todos os gizes de cera colocados na panela se misturarão ao serem derretidos, o que resultará em giz de cêra de uma só cor. O giz de cera listrado (que fica lindo, por sinal) consiste em derreter a cada momento giz de uma cor, colocar na forminha , deixar secar por 5 minutos e em seguida derreter giz de outra cor e despejar por cima, deixar secar por 5 minutos e assim vai... se quiserem seu giz listrado de duas cores poderão usar duas panelas e derreter cada cor de giz em uma delas, o que torna o processo mais rápido. Se quiserem giz listrado com várias cores diferentes provavelmente terão de usar a mesma panela para derreter cada hora uma cor de giz de cera, o que implica em mais trabalho,embora o resultado fique lindo. Como eu sou bem prática, não faço o giz de cêra listrado pois tenho preguiça de pensar em limpar a panela depois (fica super chato pra limpar...), acho que derreter cada hora uma cor e esperar secar cada camada torna o processo demorado e, além de tudo, por mais que goste do giz listrado, prefiro o multicolorido. Bem, se resolverem seguir essa receita, escolham o que lhes agradar mais!


Comentários

Postar um comentário

lembre-se de colocar seu email para @mariababona entrar em contato! beijos