para as gravidissimas...ENXOVAL, e minha opiniao!!!

Mamães, quando descobri que estava gravida juro que não sabia nem por onde começar a comprar as coisas para o bebe... pesquisava em tudo quando e luga, mas sempre vinha umas lista muito iguais e eu que era leiga não conseguia entender ou achar a necessidade de uma coisa o outra. Uma amiga mandou a lista que ela fez e comentou item por item dizendo pra ela o que foi bom ou não, e juro abriu minha cabeça para tomar algumas decissoes. Por isso resolvi fazer o mesmo e repartir com vcs. Espero que seja útil, e se alguma mamãe estiver lendo e tiver sugestões ou alterações deixe um comentário assim com certeza faremos uma lista bem bacana!!!





peguei essa lista da internet e vou comenta-la e inserir coisas que ache importante...


Móveis:
1 berço e colchão (obvio! comprei um colchão q de um lado é plastificado do outro não, ajuda pq as vezes vc vai trocar o bebe ou a fralda vaza e fica mais fácil de limpar, mas fique de olho pra ser um plastico que não seja barulhento.)
1 guarda-roupa
1 cômoda ( importante somente se tiver trocador, se vc conseguir coloca-lo no armário ou em outro local, acho q não tem tanta necessidade)
1 criado mudo ou uma mesinha para colocar uma luminária (bem útil)
1 poltrona para amamentar ou cadeira de balanço (mega importante, se vc conseguir que balance e seja com encosto alto , acima do pescoço) esta perfeito)
1 puff (faz muita diferença nas noites na hora de amentar, mas logo vc deixa de lado e vira trambolho, serve qq apoio para os pés)
1 cama extra (eu não usei, a minha q é embutida no berço nem colchão eu comprei, não queria ninguém dormindo no quarto com minha peq)

dica* eu comprei um berço que vem junto "comoda"e  cama extra da marca slepper, sei q tem 2 modelos, o meu depois vira cama normal (com a cama extra embaixo) e criado mudo, não é o modelo mais bonito, mas vale a pena financeiramente e tb por causa de espaço no quarto
Utilidades:
1 carrinho (pra mim é super útil, mas antes de comprar veja se ele é pratico para abrir e fechar, leve e se cabe no seu carro)
1 bebê conforto (necessário no carro e tb quebra muito galho em saídas para médicos e restaurantes)
1 cadeira de carro (so depois q o bebe ta mais crescidinho, tem que ver ate que peso e tam vai o seu bebe conforto)
1 cercadinho (minha mae tem um na casa dela, ate hj não precisei em casa, é importante de vc costuma passar noites fora de casa, agora isso vc pode comprar depois que o bebe ja estiver maiorzinho)
1 berço portátil e colchão (eu nao usei, nem senti falta, ate pq onde eu costumo viajar minha mãe tem um cercadinho que ja é mais util, a marcela nao dormiu comigo nenhuma noite, desde a 1 em casa ela já ficou no berço)
1 baba eletrônica, recomendo com câmera
1 banheira com suporte (se não vc morre de dor na coluna ou molha a casa toda)
1 cadeirinha (não sei como chama mas tem de diversas marcas, umas que vibram, balança com brinquedos pendurado, pra mim foi tudo de bom, uso ate hj todos os dias e a marcela ja tem 6 meses)
1 relógio  (vc sempre vai esta ligadas na horas de comer, dormir, remédio, e super útil esse objeto no quarto)
1 kit higiene 1garrafa térmica, potinho para colocar algodão sujo, um para algodão limpo, potinho para escovinha de cabelo e pomada (tudo mega útil e indispensavel) dica: eu nao gostei de usar algodao em bola, achei que quando o bebe é pequenininho nao fica delicado e gasta muito.
1 luminaria


Enxoval e vestuários:
1 kit berço (é o que faz a diferença na decoração do quarto, mas eu não uso o meu, pois como sugere muitos lugares, deixe o berço livre, foi o que eu fiz, so quando a marcela estava com uns 6 meses q¡e começou a ficar em pe no berço que eu coloquei pra nao bater a cabeça quando caisse sentada.)
1 protetor impermeável para colchão (eu nao usei, e quem usou tb não recomenda pq faz barulho, o meu colchão já tem um lado impermeavel)
1 travesseiro anti-refluxo
1 travesseiro anti sufocamento (comprei esse com espuma da nasa, adorei)
1 rolinho seguro nene,  mas comprei um próprio para o nenê não virar, são dois rolinhos presos com um tecido no meio onde vc coloca o nenê, e o bom q da para levar pra todos os lugares, acho que chama segura bebe, algo do tipo)
1 cortina (com black out super essencial)
 4 ou 5 conjuntos de lençóis com 3 peças para berço (eu nao precisei de todos, mas é bom sempre ter a mais, pq as vezes tem 1 lavando e o bebe suja o outro, coisas do tipo)
2 bolsas uma grande e uma pequena (eu comprei a bolsa de maternidade q é estilo mochila, tudo de bom pq vc fica com os braços bem livres para mexer nas coisas e segurar mehor o bebe)
1 mala para maternidade (se vc não viaja muito é desnecessário, pq é cara esse peça, e vc so usa na maternidade)
1 trocador impermeável para bolsa (muito bom ter, mas se vc não quiser um cueiro ou fraldinha resolve)
2 mantas
6 luvinhas (eu nao usei nenhuma luvinha, mas tem gente q usa e gosta)
10 pares de meia (eu preferi aqueles sapatinho de tecido q seguram no tornozelo, pq nao saem do pe a noite)
6 conjuntos pagãozinho (sei la eu tb não usei, compre muito body colorido e estampado do jeito q vc gostar)
muitos bodys, pq enquanto for bebe e RN vc vai usar muito, compre de todos os jeitos,e tb dependendo da época que o nene vai nascer, mas tem manga longa, curta com e sem pernas, molinhos, mais bonitinhos de sair...
6 pijamas (se for dormir de ar ou em ambiente frio manga longa)
4 Roupinha de banho de sol (tb nao usei, se tem q tomar banho de sol eu ja colocava logo de fralda, mas como ninguem resiste logo compra umas roupas bem fininhas e frescas)
2 chapéus para banho de sol
4 babadores (é realmente util , mas somente quando o bebe começa a comer ou entrar na fase de nascimento de dentes q ele baba muito e é sempre bom deixar o peito dele sempre seguinho, entao procure comprar algum impermeavel, mesmo q nao seja lindos como os de pano, deixe esses somente para sair)
6 cueiros (é o suficiente, pq vc vai ver q vai ter pano q so)
2 toalhas com capuz (ate hj ainda nao usei na marcela, vc so usa com o bebe maiorzinho, pode comprar depois)
5 toalhas fraldas (usa muito, se vc nao for lavar a maquina melhor comprar mais)
15 fraldas de algodão (não e exagero, vc usa mesmo, pra tudo...por isso q disse para nao exagerar no cueiro)
10 panos de boca ou fraldas de boca (eu uso muito, quanto mais vc tiver melhor, ate pq fica velho logo)
2 sapatinhos (eu aconselho aquelas meias tipo da puket, lupo, pq mal usa no bebe)
1 protetor de carrinho (desnecessario, cueiro e mantas servem pra isso)
1 mosquiteiro para carrinho (dependendo de onde vc mora ou onde vai usa sim, eu uso o meu bastante as vezes uso no bebe conforto) eu tinha tb um protetor de chuva no carrinho, ele é bem util em dias de vento e vc tem que levar o bebe pra tomar sol....vou te dar o meu...
1 mosquiteiro para berço (eu uso sim o meu, mas só vale se vc mora onde tem mosquitos)
1 almofada para amamentar (usa muitoooo super útil, vc pode mandar fazer ou comprar pronta)
2 garrafas térmicas (uma para troca de fraldas, q logo tirei, acostumei a marcela com agua fria, mas se vc mora em lugar frio é útil, e outra pra quem tiver a ideia de dar leite quente pro bebe, obvio que a marcela toma leite em temperatura ambiente, muuuuuito mais fácil, vai por mim, ate pq maceio é quente)

Plástico:
2 dépositos grandes (para guardar as coisas da cozinha e para guardar coisas que vc vai comprar e demorar um pouco a usar )
1 farmacinha
2 bacias
1 balde (que será usado somente para as coisas do bebê)

Alimentação:
1 mamadeiras 60ml (se não amamentar usa logo)
4 mamadeiras de 240ml (essa é a medida ideal de tamnho de mamadeira, nenhuma formula usa mais do que isso de agua, mamadeira grande é mais dificil de lavar e tb ocupa mais espaço na bolsa ) (eu comprei uma anticolica da MAM, que o fundo sai, pq ela tb é auto esterelizavel, quando vc vai na casa de alguem vc lava e estereliza ela direto no microondas, ajuda muito a nao ter q sair com mil mamadeiras e REALMENTE diminue as colicas, foi a unica q solucionou pra marcela, Nao gostei da NUK, bico dificil de lavar)
4 chupetas até 6 meses (isso se seu bebe pegar chupeta usa mesmo, e 4 nao e exagero, eu comprei da MAM, linha perfect, mas tem da linha convencional q tb é ortodontica e sao lindas...gostei mas como tinha da NUK acostumei a marcela com a s 2, a vantagem da mam é que a chupeta nao tem lado certo, tipo virado para cima ou para baixo, qualquer lado da certo e isso faz diferença, pq a noite o bebe pega sozinho a chupeta, com 2 mesese ja faz isso, e assim ela ta sempre certinha.)
1 escova para lavar mamadeiras (a melhor que eu tive foi uma com espuma na ponta e cabo bem rigido. tem uma da lilo, que é aquele estilo bem tradicional que é otima, mas o cabo é meio molendo e é ruim para mamadeiras maiores, as escovas com cerdas de silicone nao gostei muito nao... nao indico, pois Nao lavam muito bem o fundo da mamadeira, é desnecessario dispenser de detergente no cabo, pode vazar e nao faz a minima diferença)
1 porta leite em pó (mega importante)
1 esterilizador de mamadeiras de microondas eu usei muito, ate pq eu esquecia as coisas na panela e derretia, eu nao tinha ning para me ajudar e vc deixa no fogo, vai resolver alguma coisa corre esse risco, com o microondas é mais seguro)
1 pact de esterilizador descartavel (é um saquinho que vc usa 20X, é otimo para deixar na bolsa, eu usava muito quando ia na sua mae ou casa de alguem)
1 pinça de pegar mamadeira (bom ter)
1 bombinha elétrica para tirar leite (so compre se vc for amamentar, nao precisa comprar logo)
1 escorredor de mamadeiras (bem importante)
1 conjunto panelas (panela grande e papeiro de agata)
2 colheres de silicone (deixa para comprar quando o bebê for começar a comer)
1 conjunto prato/copo e talheres (deixa para quando o bebê começar a comer também)
Higiene e perfumaria:
1 xampu
2 sabonetes líquido (bem mais facil de usar do que sabonete, e se for jonshon compre um dispenser dosador pq se nao vc disperdiça muito na hora do banho, tem um sabonete liquido da granado que é otimo super indico)
1 escova e pente
1 tesoura de unha ou cortador (é mais facil cortar com ele eu tenho da lilo é otimo, nao aconselho aqueles de bichinho)
1 termômetro
1 colônia
1 pomada para prevençao de assadura (to usando da monica é otima e tem um bom preço)
1 bepantol  TRATAMENTO (sempre bom ter em casa, so use se tiver assada)
1 saboneteira (eu nao uso, sabonete liquido precisa de dispenser dosador)
2 pacotes de cotonetes para bebês (eu uso o comum mesmo)
3 pacotes de fraldas RN e 1 pacote de P (as fraldas você vai saber bem o tamanho quando o bebê nascer, não tem jeito.)
1 vidrinho de soro (so usei e muito para limpar a boca da marcela depois da amamentaçao)
4 pacotes de algodão (muita gente usa em bola eu nao gosto, acho que disperdiça muito) 
1 aparelho de inalação (acho legal comprar somente quando precisar, pq qq farmácia vende)
1 aspirador nasal (as vezes é o que salva)
1 Bolsinha anti cólica 8eu comprei uma que tinha linhaça dentro, vc coloca 30 seg no micro e fica quentinha pra colocar no bebe)
4 pacotes de gaze, para limpar a boca do bebe, foi a melhor opçao que encontrei vc tb pode usar um paninho de boca limpo.

Outro itens:
cabides (dica, compre de acrílico, é melhor para higienizar as peças e nao junta po)
mordedores (so usa depois de 2 ou 3 meses)
cadeira de comer (uso a cadeirinha q vibra pra dar comida para a marcela, ate pq antes ela nao sentava entao ficava mais facil nela)
brinquedinhos de banho (bem util, mas depois de 2 meses
agendinha para anotar as mamadas (nem sabia q precisava disso)
canguru (eu uso o meu bastante, adoro)
lembrancinhas para as visitas
quadrinho de identificação para colocar na porta do quarto da maternidade

Para as mamães:
6 calcinhas para gestante
6 calcinhas cinta pós parto
2 cintas (dependendo do clima da cidade, você pode ter só uma, lavar sempre e colocar logo para enxugar)
4 sutiãs para amamentação (existe uns que tem um marcadorzinho para a mãe saber em qual seio foi a última mamada.)
4 camisolas amamentação
1 pacote absorvente pós parto
5 caixas absorvente para seios
2 conchas plásticas para seios (nao usei)
1 Bico protetor de peito para amanetar, tem varias marcas MUIIIITO util



mamaes, deixe sua opinao e ajudem as outras e ter um enxoval pratico e util!!! 


fonte: http://blog.opovo.com.br/imae/lista-de-enxoval-do-bebe-comentada/


siga no twitter: @maedamarcelaS2
facebook: www.facebook.com/blogmaedamarcela

Comentários

  1. Marta, adorei o blog, principalmente esta dica, já que sou mãe de primeira viagem. Esta parte de "para as mamães" não estava em nenhuma das mil listas que peguei!! Bjs Joanna

    ResponderExcluir

Postar um comentário

lembre-se de colocar seu email para @mariababona entrar em contato! beijos