Atençao: Televisao nao é bom amigos de crianças

Uau!!! To arrasada, logico que tv demais não é bom pra ninguém nem para adultos, mas que não era tao legal assim para bebes e crianças eu não sabia.

Desde os 2 meses a Marcelinha não pode ver a tv q ela para para prestar atenção, e já percebi que isso é mais comum do que imaginava....confesso que por varias vezes precisei fazer alguma coisa e liguei no Discovery Kids ou na Sta Galinha Pintadinha, logico que fazer isso de vez enquanto não fara mal, mas cuidado mamães para não tornar a TV sua baba.



Olha as pesquisas que encontrei em diversos sites:

O pediatra Durval Anibal Daniel Filho, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo diz ninguém deve usar a TV como babá eletrônica, porque o bebê precisa de muitos outros estímulos de luz, cor e movimento" para desenvolver plenamente sua visão e audição, além dos da TV.

Aos 2 meses, a criança está começando a fixar o olhar, então vai encarar tudo o que puder para exercitar os olhos. No caso da televisão, a atração acaba sendo imensa devido ao brilho que o aparelho emite e aos sons que faz.

E não adianta justificar horas e mais horas de TV com aqueles vídeos especiais para bebês, porque já foi comprovado que eles não fazem ninguém ficar mais inteligente. De vez em quando, por exemplo quando você quiser tomar um banho e não houver mais ninguém em casa, não tem problema. 


Menos comunicação
A fala e a audição também podem ser prejudicadas com o excesso de exposição à televisão. É o que mostrou um estudo realizado no Seattle Children's Research Institute, nos Estados Unidos. Tanto as crianças quanto os adultos conversariam menos na presença do som de uma TV. Os especialistas já sabiam que a exposição televisiva durante a infância está associada com atrasos na fala e no trabalho do cérebro, mas não conheciam a razão. 

Esta pesquisa é a primeira pista sobre o assunto. Nela foram analisadas 329 crianças entre 2 meses e 4 anos de idade. Elas usaram, durante dois anos por até 16 horas diárias, um colete especial com gravadores digitais que captavam sua fala, a dos adultos ao seu redor e o som da TV. E o resultado foi espantoso: a cada hora de televisão assistida, 770 palavras a menos a criança ouvia. Como, segundo o coordenador da pesquisa, Dimitri A Christakis, um adulto fala em média 941 palavras por hora, isso significa que eles quase não falam quando a televisão está ligada.

Para Christakis, esse resultado pode explicar a associação entre exposição televisiva infantil e retardo no desenvolvimento da linguagem, atrasos cognitivos e até deficit de atenção, já que a fala é essencial para o desenvolvimento cerebral.



Para a equipe de Neurologia Infantil da UNESP-Botucatu, em São Paulo, o resultado da pesquisa não pode ser visto como conclusivo. "Pela técnica usada, não dá para ter certeza se a criança estava assistindo televisão ou apenas no mesmo ambiente. Também não dá para saber que tipo de programa passava. Mas um dado interessante é que com a TV ligada, assistindo ou não, os adultos falam menos e isso realmente pode interferir no desenvolvimento dela. Já está provado pela ciência que quanto mais estímulos, conversas e brincadeira um bebê tem, melhor será o seu crescimento", diz a neuropediatra Lara Cristina Antunes dos Santos. "Para o estudo ser mais completo, os especialistas deveriam realizar uma avaliação posterior do desenvolvimento de cada criança".


 Sendo assim, o que especialistas indicam, é que o nenê não deve ficar mais de 30 minutos na frente da televisão, exclusivamente pelo fato de necessitar de mais estímulos para que se tenha um bom desenvolvimento, ou seja, brincadeiras com a mamãe, ou até mesmo observar o seu gatinho brincando em sua casa podem ser ótimas pedidas, assim como ficar tomando um pouco de sol em uma praça.



fonte: http://brasil.babycenter.com/baby/desenvolvimento/pergunta-tv/
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI79346-10541,00.html
http://clickfeminino.com/porque-bebes-nao-devem-ver-tv/

Gostou? 
Comente, de sua sugestão, diga o que vc pensa! 
Twitter: www.twitter.com/mariababona 
FanPage: www.facebook.com/mariababona 
Instagram: www.instagram.com/mariababona

Comentários

  1. Adorei o seu post.E digo que por muitas vezes Bruna fica ligada nos desenhos e programas da tv.Mais tambem ela brinca com os brinquedos aoredor e tem bastantes amigos e brinca no parque.Vou ficar mais atenta ,valeu e um grande beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

lembre-se de colocar seu email para @mariababona entrar em contato! beijos