Google+ Blog Maria Babona: Minha filha tá mordendo na escola, porque?

14/03/2013

Minha filha tá mordendo na escola, porque?


Na primeira vez que chegou um recadinha na agenda da Marcela dizendo que ela tinha mordido um amiguinho eu confesso que nao me importei muito, pensei ñe fase, o amiguinho deve ter pentelhado, ainda bem q mordeu nao foi mordida, mas fiquei meio sem graça tb por causa da criança que foi vítima.

Dessa vez, uns 15 dias depois, juro, fiquei constrangida com esse recado, morri de pena da coleguinha e junto veio a preocupaçao, pq sera que minha filha ta mordendo os coleguinhas?

Dizem que pode ter varias causas, comportamento dos pais (pais que brincam de morder como eu, juro que ja parei, faz tempo), ansiedade, ciumes, necessidade de chamar atençao... e pensando nisso foi que fiquei preocupada, pq a professora disse que ela mordeu de raiva e nao de carinho (como em casa).

Bora lá no google e pesquisar sobre o assunto, achei uma coisinhas interessantes para repartir com vcs:

Muitas vezes, crianças que mordem na escola são crianças mais possessivas que querem atenção exclusiva, filhos únicos, filhos de pais que estão em processo de separação, ou ainda crianças que estão com irmãozinhos recém nascidos em casa. De alguma forma ele precisa extravasar suas angustias e ansiedades. Como ainda não tem um repertório de vocabulário eficiente para comunicar-se utilizam o mecanismo da mordida como manifesto. 

Algumas vezes este ato pode ser resultado de uma disciplina excessiva ou severa, ou por haber sido exposta à violência física. Os pais devem recordar que as crianças que estão perdendo dentes também podem morderO ato de brigar ou morder de uma criança quando vai à escola pode se transformar num sério problema. Nesta idade as crianças têm muito contato com seus companheiros e espera-se que elas sejam capazes de fazer amigos e conviver bem com eles.
Vale lembrar que somos todos inocentes, tanto a criança que agride através da mordida, expressando seus conflitos internos, quanto à criança que não aprendeu seus mecanismos de defesas. Os pais que entram em angustias ao defenderem seus pequenos, quanto à escola que depara com essa situação e muitas vezes se sente impotente ao receber o rótulo de negligente. 

O que se deve fazer no caso de uma criança que morde - Se a criança persistir em morder aos outros, não a leve nos braços nem brinque com ela por uns 5 minutos, após ela ter mordido. Assim a ensinará que mordendo não lhe chamará a atenção.- Imediatamente diga-lhe: “NÃO”, em tom calmo, mas firme e com desaprovação.- Ao bebê que começa a caminhar (1 a 2 anos), pegue-o firmemente e ponha-o no chão.- À criança pequena (2 a 3 anos), diga-lhe: “Não é correto morder porque machuca as pessoas”.- NÃO MORDA A CRIANÇA para mostrar-lhe como se sente quando ela morde. Isso a ensinará que tenha um comportamento agressivo.- Se tudo isso não funcionar, os pais devem falar com o médico. 



Gostou? 
Comente, de sua sugestão, diga o que vc pensa! 
Twitter: www.twitter.com/mariababona 
FanPage: www.facebook.com/mariababona 
Instagram: www.instagram.com/mariababona

link rodape post Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...